Ementa da disciplina

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Professor convidado: Prof. Cássio Diniz Hiro
Apresentação

A disciplina “Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação” trabalha a partir do princípio de que a educação é um fenômeno característico do processo cultural de formação da humanidade. Ao longo de toda a sua história, os seres humanos buscaram sobre diversas formas a construção e transmissão de seu conhecimento através dos tempos. A educação se configurará como o modelo hegemônico – mas não único – desta busca.

Enquanto processo, a educação será permeada por diversas esferas. Desde o campo das ideias até as características econômicas, sociais e políticas da sociedade influenciaram a escola e seus sujeitos no seu modo de pensar, em sua conceituação e em suas práticas cotidianas. Compreender esse processo histórico, auxiliado pelos instrumentos que a História, a Filosofia e a Sociologia nos oferecem é de importância fundamental para entendermos melhor o fenômeno educacional, possibilitando assim a sua interação e a sua transformação.

ObjetivosPermitir, por meio dos conhecimentos históricos, filosóficos e sociológicos, compreender o processo histórico de formação da escola e do fenômeno educacional no Brasil e no mundo, partindo de análises da realidade escolar e usando os instrumentos teóricos que a disciplina nos disponibiliza.

• Metodologia

Com o objetivo de melhor trabalhar com os alunos, pretendemos permear o debate da disciplina a partir de um eixo temático norteador. No caso será “A escola e a realidade social”, no qual buscaremos compreender a educação inserida no contexto histórico e social do capitalismo. Para isso dividimos o curso em três partes, com os seguintes temas:

 PARTE I – Evolução histórica da educação. A escola e sua função social. Sociologia e educação: Sociedade, educação e emancipação.
 PARTE II – Evolução sociológica a da educação no Brasil.
 PARTE III – Evolução histórica e filosófica e sua influência na educação.

Como a disciplina é semipresencial, a metodologia a ser usada se baseará na leitura da bibliografia e de textos disponibilizados pelo professor, tanto físico quanto por meio do blog http://fundamentoshfs.blogspot.com, e no debate dos mesmos em sala, durante as aulas presenciais. Ao final de cada parte faremos uma pequena avaliação, que contará pontos para o bimestre.

Avaliação
A avaliação constará de provas dissertativas e apresentação de seminários, no qual se cobrará os conhecimentos adquiridos e construídos ao longo das aulas. A avaliação, mesmo no caso de trabalhos em grupo, será individual. A pontuação será somada e sua média tirada a cada bimestre.

Bibliografia básica
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.
PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. 17º edição, São Paulo: Cortez, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.
VIANA, Nildo. Introdução à Sociologia. 1º edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006

Bibliografia complementar
BAUER, Carlos (org.). Teoria da história: a educação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
BAUER, Carlos. Reflexões sobre o tempo e a história, a memória e a utopia na escola. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
COSTA, Áurea, NETO, Edgard, SOUZA, Gilberto. A proletarização do professor: neoliberalismo na educação. São Paulo: Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2009.
DINIZ, Cássio. Uma trincheira chamada educação: o papel da educação no contexto da luta de classes. In Revista Espaço Acadêmico nº 125, p. 69 – 76. Maringá: UEM, 2011.
MESZÁROS, István. Educação para além do capital. 2ª Edição, São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
ORSO, Paulino José; GONÇALVES, Sebastião Rodrigues; MATTOS, Valci Maria (org.). Educação e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1980.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41ª edição, São Paulo: Autores Associados, 2009.

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